Novas tecnologias são cruciais para engajar clientes ocultos

Do encontro anual da divisão Latino Americana da Mystery Shopping Providers Association (MSPA-LA) entre representantes de empresas que oferecem serviços de cliente oculto na América Latina, dois pontos acerca do serviço de cliente oculto foram destaque:

1) O notável crescimento do serviço no Brasil e em outros países da América Latina. No mundo todo, mais de um 1, 5 milhões de pessoas atuam no setor, que movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões anualmente. Empresas brasileiras contratam empresas avaliadoras periodicamente para testar o nível de seu atendimento e serviço.

2) Tecnologias móveis estão se tornando ferramentas cada vez mais úteis para o serviço de cliente oculto. Smartphones e tablets, entre outros equipamentos, auxiliam na coleta de dados em tempo real e facilitam o envio de informações. Essas tecnologias, que por si só são apenas ferramentas auxiliares ao desenvolvimento de um bom programa de cliente oculto, tem um impacto importante de comunicação entre empresa avaliadora e o cliente misterioso.

O encontro aconteceu na cidade de Santiago, no Chile, em 10 de abril. Apesar de direcionado à América Latina, representantes da Suécia e dos Estados Unidos também participaram. O evento levou os associados e interessados no mercado a enxergarem oportunidades para aprimorar a atuação na região, uma prática natural para um setor em expansão.

Os clientes ocultos estão sendo vistos como ferramentas fundamentais de aprimoramento por empresários do varejo, hotéis, restaurantes e entretenimento, e comprovam a cada dia que o serviço é um dos mais confiáveis indicadores de da qualidade dos estabelecimentos.

José Worcman
CEO e Fundador