Pense por um instante: uma mesma câmera fotográfica de última geração, repleta de recursos para gerar fotografias incríveis gera resultados iguais nas mãos de um profissional e de um amador? O mesmo ocorre com metodologias no ambiente organizacional. Estruturar uma estratégia eficiente de monitoramento da satisfação dos clientes exige a expertise de empresas especializadas.

Algumas empresas que têm seu primeiro contato com a metodologia de Cliente Oculto pensam em implementá-lo internamente, de modo mais amador. Não caia neste erro!

A seguir, você entenderá os principais motivos para sair de estratégias caseiras e amadoras. Confira:

Tenha um melhor custo-benefício com o monitoramento da satisfação dos clientes

Medir o retorno das ações de atendimento e satisfação a cliente é um ponto fundamental. Afinal, trata-se de uma questão crucial para a percepção de seu público. De acordo com dados, 76% dos consumidores enxergam o atendimento como o ponto principal para testar o quanto a empresa os valoriza.

Para que essa mensuração possa ter um acompanhamento, são utilizados indicadores como o ROI (Return On Investment – Retorno Sobre Investimento). Considerando que o valor investido e o retorno são os fatores principais, é preciso avaliar o monitoramento da satisfação dos clientes realizado.

Estratégias caseiras do monitoramento da satisfação dos clientes, em sua superfície, parecem mais econômicas. Entretanto, ao tabular os gastos e resultados que envolvem uma ação amadora interna, a realidade é outra.

Custos como passagens, hospedagens e contratação independente de clientes ocultos internos acabam pesando mais em uma operação caseira. Esse valor se intensifica quando se trata de uma empresa que necessita desse monitoramento em várias lojas. Por isso, ao planejar e implementar novas estratégias, considere quais os investimentos e resultados obtidos.

eBook: Cliente Oculto, a ferramenta Ideal para garantir a satisfação dos clientes da sua empresa

Confira, em nosso eBook, as vantagens do Cliente Oculto para a sua empresa!

Foco nos processos de gestão

Engana-se o gestor da empresa que pensa que uma ação de monitoramento da satisfação dos clientes demanda apenas um investimento financeiro. Para que uma estratégia de auditoria e análise da satisfação dos clientes dê resultado, é preciso investimento de tempo. Desde o processo de seleção do cliente oculto até o recebimento e a análise dos relatórios, toda etapa demanda tempo e um olhar mais apurado.

Ao contratar os serviços de uma empresa especializada, como a OnYou, é importante ter uma estratégia sustentável. Assim, empresas podem implementar ações de auditoria da satisfação dos clientes e administrá-las com a mesma qualidade.

Precisão nos resultados

O que difere os resultados de uma ação de Cliente Oculto especializada de uma ação interna e amadora é a qualidade dos resultados. Em um processo interno, a empresa está limitada a uma base de dados de Cliente Oculto restrita, geralmente pontual. Com isso, os parâmetros de análise serão afetados.

Para que haja uma maior precisão nos resultados, é necessário investir em perfis qualificados. Assim, o serviço de Cliente Oculto se aperfeiçoa não somente em sua etapa de pré-seleção, mas no momento da experiência.

Ao internalizar um processo de Cliente Oculto, há um grande risco de se contaminar o processo. Para garantir precisão, é sempre recomendado investir em serviços que já tenham uma experiência de resultados em sua área. Assim, podem-se gerar relatórios e análises de forma dinâmica e completa.


Acesso a uma base de dados ampla

Uma empresa não especializada em Cliente Oculto terá mais limitações em seu processo. Existem empresas que reúnem uma grande inteligência de mercado ao longo dos anos. Contudo, sempre há um risco de falta ou atualização. Por isso, ao internalizar um processo de Cliente Oculto para ser realizado de forma caseira, sua empresa assume um risco muito grande.

Com um serviço de Cliente Oculto especializado, sua empresa ganha em acesso a dados e métricas. Construir ações de satisfação de clientes exige cada vez mais métodos a longo prazo. Ao internalizar esse tipo de ação, é preciso garantir que sua empresa tem os recursos e a inteligência de mercado necessária para planejar, executar e mensurar essa ação. Raramente essa é uma realidade.

Sua empresa ainda pensa em investir em uma estratégia caseira que gera menos resultados? Contate nossos consultores e descubra o que faz o monitoramento da satisfação dos clientes um processo eficiente.