Atitudes Express para Copa? Confira 11 dicas para seu atendimento não fazer feio fora de campo

A Copa do Mundo está chegando, o brasileiro está muito empolgado com a seleção canarinho e o sexto caneco pode estar a caminho. Mas, e o turista que vem ao país acompanhar sua seleção? Será que fora dos gramados faremos o mesmo sucesso que em campo? Confira a escalação de 11 dicas express para seu atendimento marcar um golaço:

1 - Personalizado: Entenda o perfil do seu cliente e foque na forma que melhor se encaixa com ele. Alguns pedem atendimento rápido, outros mais qualitativo e detalhado, fale mais devagar com pessoas de idade etc.

2 - Calor Brasileiro: Sempre chamamos a atenção dos estrangeiros por nosso jeito simpático e caloroso de atender. Nessa Copa, isso deve ser exaltado, mesmo em um período de alta movimentação, mantendo o foco no atendimento caloroso.

3 - Solicitações atendidas: Ouça com atenção todos os pedidos dos clientes para atender exatamente o que ele procura, além de saber como utilizar técnicas de venda para surpreendê-lo positivamente.

4 - Não extrapole: O calor brasileiro pode se tornar um vilão se passar do ponto. Mantenha à distância e evite tocar o cliente em hipótese alguma. A Copa trará pessoas de diferentes culturas e muitas interpretações.

5 - Ambiente impecável: Muitos turistas virão de países de primeiro mundo, aonde a infraestrutura é notória. Por isso, é preciso manter a limpeza do estabelecimento, luzes funcionando, tudo em perfeito estado.

6 - Cuidado com os excessos: O ritmo festivo de Copa do Mundo pode levar alguns clientes para a prorrogação, por isso o atendimento deve ser ainda mais profissional para aqueles que já passaram da conta.

7 - Sinalização: Tente colocar alguma imagem que deixe o turista mais confortável ao saber o que está pedindo ou procurando. Inclusive, alguns estabelecimentos já mantêm um cardápio traduzido para inglês.

8 - Agilidade: É preciso prestar muita atenção ao cliente e não deixá-lo esperando à toa. Lembre-se: o turista escolheu seu estabelecimento, quando poderia ter buscado qualquer outro.

9 - Sem jeitinho: Ao mesmo tempo em que tem a fama de caloroso, o famoso jeitinho brasileiro é muito conhecido. Por isso é importantíssimo manter o ar profissional durante todo o atendimento.

10 - Um pouquinho de inglês: Muitos estabelecimentos não estão preparados, mas de maneira rápida e prática, faça um trabalho de idiomas com sua equipe. Ao menos entender palavras chaves do negócio, itens de cardápio ou produtos em loja, são essências para manter a comunicação.

11 - Ofereça o Brasil: Todo turista gosta de um pouquinho do Brasil, por isso, não deixe de ofertar coisas tipicamente brasileiras. Proporcione nossa experiência para os clientes

José Worcman
CEO e Fundador