Como aumentar a lucratividade sem precisar mexer nos preços

Entrar em uma disputa de preços não é um caminho para todas as empresas. Inclusive, mesmo as grandes empresas que se alistam na guerra de preços devem ter uma estratégia preparada. Afinal, mesmo visando aumentar a lucratividade, trata-se de uma ação que gera consequências para a experiência do cliente. Pode, ainda, impactar negativamente na reputação de uma marca.

Existem caminhos mais eficientes e sustentáveis para aumentar a lucratividade de seu negócio sem correr esses riscos. Você sabe como fazer com que sua empresa otimize métricas e indicadores para isso? Confira mais a seguir!

Para aumentar a lucratividade, pense em todo o caminho para o Sucesso do Cliente

Para aumentar a lucratividade de seu negócio, não basta pensar nos preços. Isso porque o pensamento em preços é focado somente na venda como um ato transacional único. Uma carteira de clientes fidelizados pode garantir que o lucro de seu negócio seja constante e ampliado.

Uma forma saudável de poder enxergar todo o processo é implantar uma metodologia orientada ao Sucesso do Cliente. Isso significa que todos os seus processos, do primeiro contato à venda, investiguem o que seu cliente necessita. A partir disso, a experiência do cliente pode ser moldada da forma ideal.

Pense em todos os pontos do processo de venda e relacionamento com o cliente de sua empresa. Neles, a atração do cliente precisa ser trabalhada ao máximo. Isso envolve desde técnicas de Inbound (Marketing de Atração) e Outbound Marketing (marketing tradicional) até mesmo à entrega do produto ou serviço final.

Comunique-se com seu cliente para aumentar a lucratividade

É importante ser proativo. Uma péssima comunicação pode causar ou piorar um quadro de insatisfação. Por isso, ações de qualificação proativa de clientes, como a comunicação preventiva, podem potencializar seu lucro. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso pensar nos canais que serão utilizados.

Estabeleça formas de comunicação fáceis de utilizar e em tempo real. Dessa forma, é possível orientar seus clientes sobre as melhores formas de utilizar seu produto. Com isso, sua empresa consegue prever problemas e garantir o Sucesso do Cliente.

A comunicação proativa dos processos de sua empresa deve, também, ser uma reflexão de seu posicionamento de marca. Saber comunicar a seu cliente sobre os meios possíveis de interação com sua marca exigem uma mensagem consistente.

Prepare-se para oferecer a melhor experiência possível

Uma melhoria nos processos depende de um plano de ação. Um plano de ação, por sua vez, depende de um claro planejamento, embasado em dados. Quanto menor o tempo levado para resolver o problema de um cliente, mais eficiente é o processo. Por isso, realizar antecipadamente os planos de ação necessários é essencial para oferecer uma experiência do cliente de qualidade.

Geralmente, empresas têm experiências de padrões quando problemas são sinalizados. Ter as informações acessíveis e devidamente organizadas faz com que sua operação se torne otimizável.

Com isso, você poderá fidelizar seu cliente e aumentar a lucratividade de sua empresa. Um estudo aponta que cliente fidelizado tem 54% mais chances de comprar mais de você. Já um cliente novo tem 27% de chance de realizar uma segunda compra.

Outro estudo traz resultados ainda mais impressionantes: aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode aumentar a lucratividade de uma empresa em 75%!

Saiba monitorar cada nova ativação de cliente

Garantir o melhor valor de seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e LTV (LifeTime Value) depende de diversos fatores. Dentre eles, os principais são o tipo de produto ou serviço oferecido por sua empresa e de seu perfil de cliente. Com isso definido, pode-se então trabalhar no contato ideal para que seu cliente tenha a experiência apropriada.

Ferramentas de análise, nesse processo, podem ser extremamente úteis para que você e sua equipe possam focar no contato com esse cliente. Dessa forma, é monitorada cada ativação da base de clientes de sua empresa. Isso permite que sua empresa tenha uma maior previsibilidade de indicadores de CAC e LTV.

Considerações finais

Aumentar a lucratividade, no longo prazo, não se sustenta em uma simples redução na margem de lucro. É vital saber preparar sua equipe, sua estratégia e planejamento para gerar boas experiências de compra. É a partir dessas boas experiências que clientes passam a ser fidelizados. Satisfeitos com a experiência, esses clientes podem tornar-se recorrentes e até mesmo realizar o desejado marketing boca a boca.

O faturamento de seu negócio depende de experiências ricas e interações relevantes. Valorizar a base de clientes para que o custo de aquisição de novos clientes torne-se menor gera uma base sólida. Seu negócio consegue garantir essa base e continuidade sem precisar mexer nos preços?

E então, pronto para aumentar a lucratividade de sua empresa sem entrar em uma guerra de preços? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

José Worcman
CEO e Fundador