Branding: como garantir que seus franqueados não prejudiquem a reputação da marca?

Uma marca bem posicionada pode ser crucial para o sucesso e a reputação de sua franquia. Apesar de parecer claro, é fácil confundir os conceitos. Afinal, apesar de serem complementares, nem sempre marca e reputação estão alinhadas da maneira ideal. Uma grande marca não necessariamente possui uma reputação impecável.

Em franquias, o risco de dissociação entre marca e reputação é grande. Para crescer, a empresa precisa confiar o poder de sua marca na gestão de diversos pontos e filiais. Por isso, é preciso garantir que seus franqueados não prejudiquem a marca. Nesse processo, há um outro conceito importante envolvido: o branding. Saiba mais sobre ele a seguir!

Primeiramente, o que é branding?

Em linhas gerais, branding é um conjunto de ações estratégicas relacionado à gestão de sua marca e à construção da percepção que seu cliente possui de sua empresa.

É importante lembrar de que a marca é o ativo intangível de maior relevância de uma empresa. Nesse sentido, o branding é o processo de gerenciamento desse ativo. E é ele que ajudará a gerar a reputação de sua franquia.

Os benefícios que franqueados podem proporcionar à sua marca

A vantagem de uma franquia é fazer com que o poder de sua marca se amplie. Isso ocorre por meio do bom trabalho de seus franqueados.

Trata-se de um tipo de negócio no qual é possível a ocupação de outros mercados de forma eficiente. O franqueador utiliza o potencial de seu mercado de atuação para garantir a melhor distribuição de seus serviços.

O branding é um reflexo do trabalho realizado com a experiência do cliente. O valor de marca é definido pelo conjunto de elementos e percepções de diferentes fatores.

Por isso, é preciso compreender o processo de construção dessa marca. É importante que o franqueado saiba informar claramente seu negócio, posicionamento e proposta de valor. Assim, fortalece-se a marca.

Outro ponto destacado durante o gerenciamento de sua marca é a qualidade do produto ou serviço. Um franqueado de qualidade torna-se representante estratégico da marca nesse sentido.

Dessa forma, o branding da franquia fortalece dois públicos de forma distinta. Quem está fora é convencido a tomar uma decisão de compra. Enquanto isso, a base de clientes atuais é fidelizada.

É preciso lembrar de que o franqueador está “emprestando” a marca a outros empreendedores. Há forças e benefícios que franqueados podem proporcionar para a marca. No entanto, nas franquias, o branding corre o risco de ser pulverizado. Isso ocorre se não houver uma gestão controlada e padronizada de aplicação de marca e dos valores do negócio.

O papel da metodologia do Cliente Oculto no controle da reputação de sua marca

Sua marca é alimentada pela entrega de sua promessa. Em contrapartida, construir reputação depende de uma série de fatores. Desempenho financeiro e capacidade de inovar, por exemplo, são pontos importantes para uma boa reputação.

Gerenciar uma marca e sua reputação de forma positiva é um desafio. Para franqueadores, o risco torna-se ainda maior. Mesmo que um franqueado passe por todo processo rigoroso de treinamento e qualificação, alguns fatores podem estar além do controle.

Nesse sentido, a metodologia do Cliente Oculto é uma forma de garantir que os franqueados não prejudiquem sua marca. Por meio de uma auditoria dos processos de atendimento, por exemplo, garante-se uma padronização do serviço.

A partir desse ponto, sua empresa ganha a oportunidade de sair na frente. Quando se tem controle da melhor qualidade padronizada, é possível revolucionar e quebrar convenções.

A metodologia do Cliente Oculto pode também ajudar a monitorar outras etapas de seu branding. Desde o planejamento até a análise, é possível fazer com que o gerenciamento de marca da franquia mantenha total controle.

Considerações finais

Para reduzir o risco de que seus franqueados prejudiquem sua marca, é necessário um trabalho de pesquisa.

Franqueadores têm uma gestão de branding que depende de todo um sistema alinhado com maestria.

Sendo assim, metodologias como a do Cliente Oculto podem transformar dados em insights certeiros para a manutenção de sua boa reputação.

Problemas no processo podem ser minimizados. Quanto mais específicos e dinâmicos forem os dados e indicadores, melhor será o gerenciamento de sua marca. Com isso, o sistema de franqueados também se beneficia.

Com uma auditoria especializada, o próprio sistema de seleção de franqueados se fortalece. Por consequência, gera-se uma franquia estratégica, que sabe utilizar seu diferencial para se destacar.

E então, pronto para garantir que seus franqueados não prejudiquem a reputação de sua marca? Você já conhecia o conceito de branding? Deixe sua mensagem nos comentários!

José Worcman
CEO e Fundador