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O atendimento ao cliente na era da exponencialidade

Vivemos atualmente em uma era na qual a informação e os dados são exponenciais. À medida em que a internet cresce, a informação domina cada uma de nossas ações. Isso significa que, para que empresas tenham sucesso, é preciso ter um pensamento que se desenvolva na mesma velocidade. A era da exponencialidade é definida pela capacidade de desempenhar o trabalho de forma 10 vezes mais rápida com investimentos menores.

Salim Ismail, empreendedor e embaixador mundial da Singularity University, cunhou o termo “organizações exponenciais” para empresas à frente nesse mercado. Empresas exponenciais são 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo do que outras. Por sua vez, isso transforma o comportamento de compra e a expectativa do cliente. Sua empresa está pronta para essa realidade?

No artigo de hoje, você saberá mais sobre como a era da exponencialidade impacta a dinâmica das empresas. Confira quais são os fatores que fortalecem as empresas para que elas possam se organizar exponencialmente. Saiba, ainda, como o atendimento e a experiência do cliente são fatores-chave nessa era da exponencialidade!

O que tornou a era da exponencialidade possível?

Empresas exponenciais são estimuladas quando os setores econômicos permitem esse avanço, isso é possível exclusivamente pelo avanço das tecnologias. A era da exponencialidade surge com o advento dos chamados “4D’s”, identificados e apresentados por Salim Ismail. São eles:

  • Digitalização: processos e produtos passam a ser transferidos para o mundo digital. À medida em que a informação cresce de forma exponencial, a digitalização torna-se indispensável para a era da exponencialidade.
  • Disrupção: atos disruptivos tomam uma dimensão muito maior em um mundo digitalizado. Produtos e serviços que antes eram escassos passam a ser abundantes e novas oportunidades de negócios surgem. Isso pode ser visto, por exemplo, em serviços de streaming sob demanda, que representaram uma mudança no consumo de filmes.
  • Desmonetização: a disrupção faz com que o custo de serviços e operações caia. Com isso, o acesso ao consumo torna-se mais barato. Podemos ver exemplos disso em relação a conexões de internet de alta velocidade, hospedagem de servidores e diversos outros casos.
  • Democratização: o acesso a preços baixos torna o consumo democratizado. Com o acesso facilitado, produtos e serviços transformam-se e ganham com a digitalização.

 

Como o atendimento ao cliente é modificado na era da exponencialidade?

Os atributos das empresas exponenciais tornam possível a elas desempenhar melhor, mais rapidamente e sob um custo menor. A era da exponencialidade conta com novas formas de fazer com que o cliente se sinta satisfeito nesse processo, o que faz com que o comportamento de compra se modifique.

atendimento ao cliente, nesse contexto, é beneficiado por ferramentas e inovações tecnológicas. Como vimos, os processos de digitalização e disrupção são as primeiras etapas que alavancam empresas exponenciais. Sendo assim, tendências como o machine learning, a tecnologia embarcada e o atendimento automatizado são algumas ferramentas poderosas para oferecer experiências e atendimentos excelentes.

A forma como a experiência do cliente é modificada é um processo que caminha em conjunto com a era da exponencialidade,  se trata de um processo irreversível. Empresas que insistirem em estruturas de atendimento engessadas e não integradas provavelmente terão problemas em se comunicar, atrair e reter clientes.

Considerações finais

A era da exponencialidade nada mais é do que o avanço de tecnologia e fluxo de informações. Empresas que se adaptam a isso da melhor forma estarão alinhadas com as transformações no comportamento de consumo e alinhadas com as novas exigências do mercado.

Se pensarmos em um passado recente, tecnologias disruptivas eram mais raras, pelo processo ainda vagaroso da digitalização. Nesse cenário, a invenção do cartão de crédito, por exemplo, não teve uma adoção imediata. Aos poucos ele foi ganhando mercado e a preferência do cliente.

Já na era da exponencialidade, essas ferramentas surgem e são absorvidas de forma muito mais ágil e uniforme pela população. Atualmente, é praticamente inconcebível que o cartão de crédito não seja aceito por um estabelecimento, o mesmo ocorre com o atendimento ao cliente e sua experiência. O cliente busca um preço justo, agilidade e um bom atendimento.

Empresas que não acompanham a era da exponencialidade correm o risco de perderem mercado ou mesmo de fecharem suas portas – e muito rapidamente.

Como não deixar isso acontecer?

Estimulando sua empresa a liderar seu mercado, atualizando-se para oferecer a melhor experiência possível em todos os pontos de contato com seu público e utilizando ferramentas que te auxiliarão nesse objetivo.

O que sua empresa faz para oferecer um atendimento ao cliente surpreendente na era da exponencialidade? Quais são os gaps do atendimento na sua empresa atualmente? Compartilhe sua experiência nos comentários!

José Worcman
CEO e Fundador