Quanto custa o orçamento de um projeto de Mystery Shopping?

Mystery Shopping, ou Cliente Oculto, é a metodologia que avalia  e audita os pontos de contato entre o cliente e a marca. Essa estratégia está ganhando força no Brasil devido aos benefícios que oferece para empresas de diferentes portes e segmentos. Desenvolvimento do negócio, melhoria no relacionamento com o cliente, otimização da experiência dos consumidores: as vantagens são bastante atrativas. Com isso, é natural que surjam dúvidas, como quanto custa o orçamento de um projeto de Mystery Shopping.

Todo o processo de auditoria ocorre de forma anônima, por meio de visitas ao estabelecimento, avaliação de atendimento telefônico, online, canais de venda e diversos outros pontos. Cada empresa é única e possui diferentes características e necessidades. Por esse motivo, a experiência é totalmente personalizada e existem diversas variáveis que podem ser utilizadas para analisar os processos e ajustar, com isso, as padronizações.

No artigo de hoje, falaremos a respeito do orçamento de um projeto de Mystery Shopping. Acompanhe a seguir:

Quanto custa o orçamento de um projeto de Mystery Shopping?

É fato que o perfil dos consumidores passou por uma grande transformação nos últimos anos. Facilmente percebemos o imediatismo nas relações e a necessidade de respostas rápidas e assertivas. Além disso, a informação é de acesso de todos, facilitando as pesquisas e a interação.

Hoje, os consumidores desejam receber uma experiência personalizada, rápida e que atenda às suas necessidades.

Atentas à essa nova realidade, muitas empresas começaram a procurar soluções que ajudem-nas a entregar esses resultados, como ocorre por meio do Cliente Oculto.

O custo do orçamento de um projeto de Mystery Shopping é uma dúvida bastante comum entre os empresários que desejam obter insights de melhorias. Cada visita custa, em média, entre R$ 200,00 e R$ 400,00, mas esse valor pode variar muito. Existem diversas variáveis que influenciam no investimento, como a complexidade, a quantidade de visitas, o número de unidades, entre outros.

A seguir, confira alguns fatores que estão presentes no cálculo do projeto.

Variáveis que influenciam no orçamento de um projeto de Mystery Shopping

A metodologia pode ser empregada por empresas de todos os portes e ser personalizada de acordo com as necessidades do negócio. Existem modalidades específicas para auditorias, para verificar se os estabelecimentos estão prontos para receber pessoas com necessidades especiais e até mesmo para avaliar produtos e/ou serviços em empresas concorrentes.

Todos esses cuidados influenciam no valor do projeto. Abaixo, elencamos algumas variáveis que estão ligadas ao orçamento de um projeto de Mystery Shopping:

Número de unidades

Garantir que os padrões de atendimento e comportamento sejam seguidos em todas as unidades é o sonho de qualquer empresário.

Para saber se as melhores práticas de atendimento ao cliente estão sendo executadas, é preciso coletar informações em toda a rede.

O número de lojas influencia no projeto, mas o Mystery Shopping é a melhor maneira de mensurar a qualidade da padronização de interação com os consumidores, identificar pontos de melhoria e obter melhores resultados.

Capilaridade

Onde as unidades se encontram localizadas é um outro fator importante para a precificação. Na sua grande maioria as visitas são realizadas por pessoas locais, com hábitos regionais.

Para isso, é importante garantir que o banco de dados da empresa de mystery tenha pessoas capacitadas para executar as avaliações nas regiões.

Número de visitas

O número de visitas do projeto depende do número de colaboradores do estabelecimento ou da rede, dos turnos de trabalho, dos fluxos do estabelecimento, entre outros.

Para obter melhores resultados, é interessante organizar, no mínimo, duas visitas por estabelecimento, pós-período.

A periodicidade das visitas é determinada de acordo com o foco que se deseja obter por meio dos resultados das avaliações.

Detalhes do projeto

A percepção do público-alvo é um aspecto fundamental para gerar destaque competitivo. Por isso, medir o retorno das ações de atendimento e satisfação dos clientes é um ponto fundamental no dia a dia das empresas.

Construir esse tipo de relacionamento e ação, naturalmente, exige um comprometimento no longo prazo. Além disso, é preciso internalizar a importância desse cuidado e garantir que a sua empresa conte com os recursos necessários para planejar, executar e mensurar. Essa é a proposta do Mystery Shopping.

Os detalhes do projeto são cruciais para se obter uma experiência relevante e atingir os objetivos e resultados necessários para gerar insights para o negócio. Conheça, a seguir, algumas modalidades:

  • Filmagem: nesse tipo de avaliação, o cliente oculto filma secretamente sua visita. Essa opção é indicada para empresas que desejam contar com mais material para programas de capacitação de colaboradores e melhorar a experiência dos consumidores.
  • Incentivo: essa modalidade premia na hora os funcionários que cumprirem os procedimentos determinados. Essa é uma excelente forma de reconhecer o bom desempenho, aumentar a receita, o ticket médio e o volume das vendas.
  • Online: também é possível realizar uma avaliação dos canais online da empresa. Essa atividade tem como objetivo avaliar a experiência dos consumidores, melhorar a usabilidade dos canais e ajustar gaps de transações.

A metodologia do Cliente Oculto é uma excelente estratégia para garantir o cumprimento da padronização, melhorar a experiência dos clientes, diagnosticar pontos de melhoria e entender se a promessa do negócio é entregue e percebida pelos consumidores.

Realizar o orçamento de um projeto de Mystery Shopping é importante para conhecer quais benefícios a metodologia pode oferecer ao seu negócio e personalizar toda a experiência de acordo com as suas necessidades.

E você, já conhecia as variáveis que influenciam no orçamento de um projeto de Mystery Shopping? Deixe sua mensagem nos comentários e, para implementar já o Cliente Oculto em sua empresa, entre em contato com a OnYou!

José Worcman
CEO e Fundador