O turnover, ou rotatividade de pessoal, é um termo utilizado para indicar e medir o movimento de saídas e de contratações de colaboradores de uma empresa.

A preocupação com essa taxa deve fazer parte das prioridades de todas as organizações. No varejo, esse cuidado é ainda mais importante, já que um índice elevado de turnover pode prejudicar o atendimento, a satisfação e a percepção que o cliente tem a respeito do negócio.

Pensar em estratégias de como reduzir o turnover é fundamental para preservar a satisfação dos grupos e manter os colaborares produtivos e engajados.

Além disso, a rotatividade está diretamente relacionada aos resultados do negócio, já que cada saída acarreta em custos de desligamento e outros necessários para a admissão e adaptação de um novo membro para a equipe.

Existem diversos fatores que podem estar por trás de um alto índice de turnover, por esse motivo, é essencial examinar o ambiente de trabalho cuidadosamente e descobrir de que maneira eliminá-los.

Motivar e engajar colaboradores é a chave para reter equipes compostas por gente qualificada e talentosa. Por esse motivo, traçar estratégias para reduzir as demissões deve ser uma prioridade para as empresas que desejam se manter fortes e competitivas.

Pensando em tudo isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas de como reduzir o turnover, por meio da motivação e do engajamento dos colaboradores. Confira o que preparamos para você e saiba de que maneira diminuir as demissões e reter bons talentos! Acompanhe!

O que é turnover?

O turnover é um índice utilizado para calcular a rotatividade de colaboradores. Esse termo define tanto o movimento de saída, quanto de contratações para substituições de pessoas.

Existem diferentes motivos para que um membro da equipe deixe a empresa, mas todos eles aumentam essa taxa e trazem diversos problemas para a empresa, como a perda de um profissional talentoso e experiente e os elevados custos de novos processos de recrutamento e de treinamento necessários para realizar essas substituições – de fato, pesquisas mostram que o gasto com a perda de um funcionário pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário!

Viu só como é importante reduzir as demissões e reter talentos para evitar consequências extremamente negativas e onerosas?

Checklist: você está medindo a experiência do seu cliente?

Afinal, como reduzir o turnover do meu negócio?

Apresentaremos, a seguir, algumas estratégias para que você saiba como reduzir o turnover da sua organização. Veja nossas dicas e prepare sua empresa!

1. Acerte no processo seletivo

Uma das melhores dicas de como reduzir o turnover é fazer a contratação das pessoas certas. Não basta apenas buscar as melhores habilidades técnicas – optar por candidatos que se encaixem na cultura do seu negócio é fundamental.

Além disso, durante todo o processo seletivo, seja transparente e não exagere, assim, o candidato poderá avaliar se ele enquadra-se no perfil desejado e se possui as competências necessárias.

2. Ofereça benefícios atrativos

Uma boa política de benefícios vai bem além daqueles previstos pela lei. É preciso ser criativo e oferecer agrados incomuns que ajudarão a deixar os colaboradores motivados. Horários flexíveis, trabalho home office, espaço pet friendly, sorteios de ingressos de cinema e teatro para quem bater as metas de vendas são algumas das maneiras de engajar os grupos.

Esteja sempre atento às tendências do mercado para evitar que os talentos da sua empresa acabem aceitando propostas da concorrência.

Para saber exatamente que tipos de benefícios motivarão e farão seu time ficar motivado, fazer uma pesquisa de clima é fundamental. Por meio desse instrumento, seus funcionários se manifestarão de forma anônima  e sincera, gerando valiosos insights para sua empresa.

3. Promova um ambiente de trabalho agradável

Para reduzir o turnover e reter talentos, é essencial manter um ambiente de trabalho positivo.

Invista na interação social, na comunicação direta, nos feedbacks, na delegação de tarefas e no reconhecimento das conquistas. Os resultados são excelentes: um clima agradável, além de aumentar a produtividade e a motivação, ajuda a evitar que os talentos batam à porta dos concorrentes!


4. Estruture os planos de carreira

Descrever os planos de carreira de maneira clara é um dos melhores meios de como reduzir o turnover.

Os profissionais anseiam por saber onde podem chegar e o que é necessário para tal. Por isso, estimule a sua equipe e apresente as possibilidades de crescimento. Assim, os colaboradores irão se tornar mais produtivos e motivados!

Uma taxa de turnover elevada acarreta em grandes custos com desligamentos, encargos e novos investimentos em contratações. Isso sem falar na perda de talentos e de tempo com adaptação e recrutamento.

Muitos gestores ainda acreditam que o turnover seja algo inevitável ou que a culpa é dos profissionais que não são comprometidos. Mas, na verdade, o problema pode estar dentro das principais políticas e estratégias da empresa. Por esse motivo, é preciso encarar o desafio e focar no desenvolvimento de soluções que ajudarão a reduzir as demissões e a reter bons talentos.

E você, já pratica alguma das nossas dicas de como reduzir o turnover? Deixe um comentário e enriqueça a discussão! Até a próxima!