Engajar o consumidor, fidelizar e criar valor à marca são os principais desafios atuais dos varejistas brasileiros.  E, nesse sentido um atendimento diferenciado e especial pode ser mais importante do que programas de benefícios, super-descontos e outras vantagens. Confira algumas dicas de como aprimorar seu atendimento:

Personalização:  Alguns pedem atendimento rápido, outros mais qualitativo e detalhado, fale mais devagar com pessoas de idade, seja mais instrutivo quando notar dúvidas. Desta forma, você entende melhor o perfil do seu cliente.

Sorriso: Sempre que o cliente chegar, deixe transparecer o sorriso no rosto e o prazer em atendê-lo. O consumidor deve se sentir especial a cada vez que for ao estabelecimento.

Consultoria: Muitos clientes adoram que o vendedor o aconselhe na compra e conheça bem os produtos. Neste sentido, eles prestam mais do que uma simples venda, pois sabem utilizar técnicas de venda para surpreendê-los positivamente com um serviço consultivo.

Foco: Ouça com atenção todos os pedidos dos clientes para atender exatamente o que eles procuram. Além disso, evite conversas paralelas entre os funcionários.

Experiência Única: Cada visita do seu cliente deve ser inesquecível. Por isso, não basta só o atendimento especial, como também o ambiente precisa estar acolhedor e impecável.

Por José Worcman